Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

horizonte artificial

ideias e achados.

O Posto de Escuta está de volta

Em 2003, quando percebi o potencial da blogosfera para nos fazer passar mais tempo frente a ecrãs e a socializar menos, fiz o que qualquer outro estudante universitário com demasiado tempo nas mãos faria: criei um blog dedicado a recolher e citar alguns dos mais originais e interessantes textos a serem publicados no país (já depois de criar um diretório nacional para os encontrar, chamado Blogo). O blog chamava-se Posto de Escuta e, durante alguns anos, recebeu a atenção e o carinho de autores e leitores da blogosfera nacional (está arquivado aqui).

O blog que abri esta semana tem o mesmo nome, mas o propósito já é outro. Serve como uma espécie de arquivo público dos meus recortes digitais, agora que continuo a sentir-me um bocado órfão do Twitter e sem um sítio onde possa partilhar, de forma rápida e acessível, algumas das coisas que me chamam a atenção na internet. O Mastodon continua a ser pouco usado (embora seja perfeito para seguir, cronologicamente, as publicações de alguns meios de comunicação social) e o Threads parece uma salgalhada algorítmica que me cansa só de abrir a aplicação (sinto-me ligeiramente ofendido pelo afinco da plataforma em ignorar a minha preferência para ver, logo à partida, as pessoas e os conteúdos que subscrevo de forma cronológica).

Se o tom do horizonte artificial vos agrada, e tiverem espaço nas vossas rotinas (ou leitor de feeds) para mais um blog, ficarei muito grato pela vossa atenção também ali, onde conto partilhar alguns recortes das pequenas coisas com que me cruzei no meu dia-a-dia e que penso que valem a pena ser apreciadas por mais pessoas.

3 comentários

Comentar post