Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

horizonte artificial

ideias e achados.

i am i am i am

Só tenho que me perguntar "qual foi a coisa que mais me inspirou nos últimos tempos?" para conseguir um post. E este é todinho dedicado ao i,i, o mais recente álbum dos Bon Iver, de quem não falava aqui há muito tempo e que, admito, deixei de ouvir nos últimos anos.

A mim, este i,i parece uma espécie de reencontro com um grande amigo que mudou de país, fez sucesso e, de repente, encontramos sentado no sítio habitual lá no bairro. E, sim, notamos as roupas novas, o estilo mais trabalhado (ainda que ilusoriamente mais descontraído), mas também um brilho diferente nos olhos. É o brilho de quem sabe que se tropeçar na guitarra, e estiver a gravar, até isso pode dar um grande som na próxima canção. É o som da auto-confiança.

Fui à procura de alguns textos sobre este novo álbum, com o objetivo de descodificá-lo um pouco mais, mas o consenso parece ser que se trata de um emaranhado de sinais, trocadilhos e influências sonoras sem um propósito bem definido. É aqui que as críticas se dividem, entre quem parece achar que isso chega, e outros não. Eu acho que chega.

Passei algumas tardes das últimas semanas a ouvi-lo, non-stop, e embora me seja difícil isolar as minhas preferidas, deixo aqui um quarteto instável: We, Naeeem, Faith e Salem.

Foi um bom reencontro.