Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

horizonte artificial

ideias e achados.

Follow Friday #2: Entre Parêntesis

Nesses tempos longínquos dos anos zero, um dos blogs mais procurados no SAPO era dedicado ao universo Twilight, baseado nos romances da escritora Stephenie Meyer. A popularidade da saga foi provavelmente um dos maiores, e últimos, fenómenos mediáticos a trazer gente à blogosfera portuguesa. E uma das pessoas que veio para ficar foi a Carolina, uma das autoras do Twilight Portugal e daquele que viria a tornar-se um dos meus blogs preferidos, o Entre Parêntesis. Guardo sempre os seus posts para ler mais tarde, com atenção, e evitar a leitura diagonal que é um dos grandes vícios do meu ofício muito particular. Gosto muito do título do blog, não só pelas várias camadas de sentido que sugere, mas porque admiro quem sabe usar estrategicamente, e para grande efeito, os parêntesis.

Aprecio ler os seus roteiros de viagem (vale a pena recuperar aqui os posts dedicados ao Japão), de me rever em algumas das suas fontes de ansiedade e de rir com o seu sentido de humor (marcado por um género muito próprio, pontual e sem malícia, de sarcasmo). Ainda assim, aquilo que mais se destaca para mim na Carolina é que me parece tratar-se de alguém com uma ideia muito precisa da pessoa que gostaria de ser e do que precisa de fazer para alcançar essa visão de si mesma. É isso que torna tão interessante, para um leitor de longa data como eu, acompanhar o que pensa sobre o que lhe acontece e rodeia. Um dos seus textos mais recentes, datado de março, ilustra bem aquilo a que me refiro e alguns dos valores que a norteiam. Não é todos os dias que leio uma empresária portuguesa a escrever daquela maneira sobre o mundo do trabalho e dos negócios. Dá-me esperança e algum conforto saber que, algures, existem pessoas como a Carolina a tentarem viver à altura das suas (altas) expetativas para o mundo e si próprias.

Em 2020, poucas semanas antes da pandemia chegar a Portugal, pude entrevistar a Carolina para um esboço de podcast sobre blogs no blog oficial da nossa plataforma. A conversa aconteceu virtualmente, mas foi tão descontraída e agradável como esperava que fosse. A Carolina é uma daquelas pessoas que se nota pela voz quando sorriem e isso já diz algo sobre o seu carisma. Se sentirem curiosidade, fica a dupla recomendação, para ler e ouvir.