Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

horizonte artificial

ideias e achados.

Belo pouso

Uma borboleta repousa no topo de um cogumelo, em Monsanto

Depois das fotografias do ano passado, acrescentei um lembrete ao meu calendário, a recordar-me que as primeiras semanas de novembro são a altura ideal para começar a avistar cogumelos. Quando o lembrete lá surgiu no início do mês, todavia, tive de ignorá-lo, devido a um conjunto de circunstâncias. A espera, felizmente, valeu a pena. Fui matar saudades dos meus passeios por Monsanto e pareceu-me haver mais cogumelos do que na mesma altura no ano passado. Lá pelo meio, avistei esta malhadinha Lasiommata megera, a repousar em cima de um.

9 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro 25.11.2020

    Obrigado, Daniel, pelo comentário e pela correção.
  • Imagem de perfil

    Danny the Fox 25.11.2020

    Não recordo se já o fiz anteriormente, mas permita-me recomendar a plataforma de "ciência cidadã" Biodiversity4all como uma forma muito interessante de aprender sobre aquilo que vemos no campo e de contribuir para o conhecimento da distribuição das espécies: https://www.biodiversity4all.org

    Abraço.
  • Imagem de perfil

    Pedro 01.12.2020

    Daniel,
    Já tinha tropeçado neste site, mas não o tinha explorado como deve ser. Fui espreitar novamente, e penso que sim, pode vir a ser muito útil na identificação de espécies. Já me registei, e foste um dos primeiros utilizadores que o sistema me recomendou seguir e tudo. Obrigado pela dica!
  • Imagem de perfil

    Danny the Fox 01.12.2020

    É útil na identificação de espécies e torna as nossas observações úteis, ao incluí-las numa base de dados mundial de biodiversidade.
  • Imagem de perfil

    Pedro 05.12.2020

    E isso também, claro. Imagino que seja um recurso incrível para quem faz investigação na área da conservação da natureza. Já agora, uma dica, para troca: https://www.wilder.pt/divirta-se/a-viagem-destas-aves-de-portugal-a-islandia-vai-ser-contada-este-domingo-na-televisao/
  • Imagem de perfil

    Danny the Fox 10.12.2020

    Por acaso não sabia em que dia ia dar. Obrigado.

    É um documentário muito bom. Há ali um errozinho ou outro, mas são coisas que só os mais picuinhas notam. Muito interessante a forma como seguem o trabalho do José Alves... é muito muito importante que o grande público veja estas coisas e perceba o que está em jogo ali, com a absurda ideia de instalar um aeroporto comercial em pleno estuário do Tejo.
  • Imagem de perfil

    Pedro 10.12.2020

    Gostei do documentário, os únicos reparos que faria são ao nível da narrativa (com demasiado texto e termos que um leigo como eu ainda leva algum tempo a decifrar) e edição (o fundo sonoro de filme épico, em particular, pareceu-me desajustado e repetitivo). Seja como for, espero que ajude a divulgar a causa ambientalista em torno do proposto aeroporto no Montijo.
  • Imagem de perfil

    Danny the Fox 10.12.2020

    Quanto à narrativa, os biólogos tendem a não conseguir passar a informação de forma tão simples como poderia ser passada. Os realizadores tendem a não compreender a linguagem mais científica e a não dar tanta importância ao rigor da informação que é passada. Deve-se sempre tentar encontrar um equilíbrio entre este rigor e a linguagem "leiga". Não é algo assim tão simples de se conseguir. Apesar de alguns pequenos "pecados", este documentário está bastante bom e até consegue aflorar uma questão a que pouca gente dará atenção: o impacto da actividade dos mariscadores na avifauna... Isto é algo que, a meu ver, deveria ser estudado. Mas há prioridades e neste momento a GRANDE problemática é o aeroporto.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.