Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

11/05/18

A bordo da Eurovisão

Pude assistir ontem ao vivo à segunda semifinal do Festival Eurovisão da Canção, e aqui ficam alguns tweets rápidos:

  • para quem cresceu a ver televisão em Portugal, estar na sala quando começa a tocar o Te Deum, o hino da Eurovisão que assinala o início da transmissão, é meio surreal;
  • a Eurovisão é, definitivamente, mais um evento televisivo do que um espetáculo de música ao vivo: a contagem decrescente para "entrarmos no ar" e depois a passagem do hino causa a impressão de estarmos todos a participar de algum acontecimento místico, quais astecas à espera do nascer do sol televisivo;
  • tratando-se de um ritual asteca, tem de haver uma criatura sacrificada, claro: a música;
  • a logística envolvida na gestão de tantas câmaras, efeitos de luz (e fogo!) e pessoas parece mais incrível ao vivo - o geek dentro de mim estava de eyes wide open a tudo o que se passava à volta do palco;
  • o facto de tudo ter corrido bem (ao nível da transmissão e do evento), sem falhas aparentes, é um feito impressionante para todos os envolvidos (incluindo as apresentadoras portuguesas);
  • um dos raros grandes eventos a que fui em que havia fila para a WC dos homens (diz qualquer coisa sobre a demografia da audiência);
  • se pudesse corrigir a célebre frase de Salvador Sobral, diria que a música não é fogo-de-artifício, mas as canções ontem a concurso eram, de facto, praticamente só fogo-de-artifício, o que é especialmente caricato tendo em conta a razão porque o concurso este ano está a decorrer em Lisboa;
  • apareci na Altice Arena sem ter ouvido qualquer uma das canções a concurso nesta semifinal e não levo dali favoritos para a final;
  • colocar música a concurso é sempre um exercício um bocadinho parvo, mas o público aplaudiu todos os concorrentes em palco por igual, o que reforça a atmosfera de festa descontraída e de encontro de culturas, que me parecem ser as principais qualidades da Eurovisão;
  • não sei dizer se passou na transmissão televisiva (porque já aconteceu naquele compasso de espera enquanto a votação está a decorrer), mas um dos momentos altos da noite, para mim, foi voltar a ouvir um bocadinho do "E depois do adeus";
  • a final promete a atuação da canção portuguesa, da Cláudia Pascoal, e um dueto entre Salvador e Caetano, por isso, sim, dava um pequena parte de um rim (de pastelaria) para poder assistir ao vivo à final, no sábado.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2011
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2010
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2009
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2008
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.