Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

horizonte artificial

ideias e achados.

5 coisas que melhoraram recentemente a minha vida

Nunca desperdiço uma oportunidade para fazer uma lista, especialmente se se tratarem de coisas práticas que podem (muito eventualmente) ajudar outros. Aqui ficam cinco pequenas coisas que melhoraram recentemente o meu quotidiano:

Instalar (e mudar) uma película de vidro no telemóvel

Mudei de telemóvel há três anos e, na altura, instalei algo relutantemente uma película de proteção no ecrã (sim, era um cético das películas). Ao fim destes anos, o ecrã acumulou tantas rachas que já estava a pensar em mudar novamente de telemóvel, até que alguém à minha volta mencionou que podia bastar mudar a película. Acreditam que nunca me passou pela cabeça que o problema estivesse apenas ao nível da película? Pois é, estava prestes a deitar para o lixo um telemóvel em ótimas condições de funcionamento por causa de uma película que depois de substituída (em 30 segundos, numa loja de capas, por poucos euros) deixou o meu telemóvel como.. novo. Fiquei tão orgulhoso de mim mesmo (pelo dinheiro que poupei, pela pegada ecológica que não aumentei e pela frustração que evitei ao perceber que teria desperdiçado um equipamento ótimo) que andei a mostrar o telemóvel "novo" a toda a gente (pouco interessa que a película só tenha permanecido imaculada por um dia..). Agora que penso nisso, o título desta sugestão devia ser outro: prestar atenção às observações triviais dos amigos.

Comprar fones sem fios circum-aurais (isto é, cobrem as orelhas) com redução ativa de ruído

Vivo numa rua barulhenta, rodeado de vizinhos barulhentos. Ter estes auscultadores é um SOS precioso no momento de desfrutar de uma série ou livro. Vale a pena cada euro gasto.

Comprar tampões para dormir

Ainda no tema do barulho, se estiverem à procura de algo para vos ajudar a dormir à noite, tenho algo para vos recomendar. Para evitar referir a marca e qualquer suspeita de patrocínio, deixo o link para este post da Inês, onde recomenda o mesmo produto. Optei por comprar o modelo com o maior nível de atenuamento possível de ruído, para garantir que o sono não é perturbado, e fiquei convencido. Trata-se mesmo de atenuamento, pelo que não esperem cancelamento de ruído, mas ajuda bastante naquela fase inicial do sono, em que qualquer som de fundo nos mantém em estado de alerta. Além disso, tendem a ficar seguros nos ouvidos toda a noite, algo que raramente acontecia com os tampões descartáveis (e vale a pena enfatizar a diferença ambiental e económica que faz, poder reutilizar e limpá-los sem problemas). Fiquei tão convencido que encomendei um par extra para levar comigo em viagem. Mais uma vez, não vão anular o barulho do telemóvel da pessoa no banco da frente, mas abafar um bocadinho a palermice de terceiros já merecia consideração pelo comité do Nobel da Paz.

Ativar temporizadores de aplicações no telemóvel

Dei por mim a gastar cada vez mais tempo a consumir conteúdos nas redes sociais e decidi impor-me algumas regras no telemóvel. Nem sempre cumpro (o temporizador permite ir adicionando períodos de 10 minutos à medida que o limite de utilização se aproxima), mas tem ajudado a disciplinar o meu uso das redes e a direcionar o meu tempo livre para outras coisas (para começar, estou a dar mais vazão à minha lista de leituras desejadas).

Identificar árvores em Lisboa com a ajuda deste site

Já tenho algumas luzes sobre o arvoredo usado em Lisboa, mas é sempre difícil ter presente as características de dezenas de espécies. Descobrir que a autarquia tem uma base de dados em linha de consulta livre melhorou, inesperadamente, a minha vida. Quando tenho dúvidas, tiro algumas fotografias e, mais tarde, vou consultar o site. Não inclui todas as árvores da cidade, mas diria que a maioria está lá catalogada. Só podemos ter realmente árvores preferidas quando sabemos o que são.

5 comentários

Comentar post