apps: o novo Shazam para iPad
Por aqui já se falou (e deslumbrou) da "magia" por trás da app Shazam, que utiliza o microfone do telemóvel e a sua ligação à net para identificar qualquer música que esteja a ser reproduzida, e pensei que ficaria por aí, mas a aplicação aprendeu mais alguns truques recentemente, como o vídeo acima descreve.
A nova versão do Shazam para iPad permite deixar a app a correr no fundo, com o microfone ligado e a analisar tudo o que ouve, enquanto vemos séries de televisão ou vídeos no YouTube. Ao abrir novamente, a app apresenta a lista de todas as músicas que conseguiu identificar à nossa volta durante esse tempo.
Uma aplicação que grava e envia para análise remota todos os sons em nosso redor é o tipo de descrição que vai asseguradamente causar arrepios a alguns, sobretudo nos tempos que correm, em que voltou à baila a questão da privacidade perante estados cada vez mais apetrechados de recursos tecnológicos e jurídicos para vigiar os seus cidadãos e estrangeiros. Numa tentativa de sossegar alguns desses receios, a aplicação oferece, ao abrir, a desconcertante garantia de que o Shazam "não consegue perceber o que dizes".
Não me admirava que o Shazam, com as suas capacidades, já estivesse na mira de algumas agências obscuras norte-americanas..