10 blogs de 2010
Já é um bocado tarde para andar a fazer listas de 2010, mas Dezembro foi um mês difícil. Aqui vai a primeira, com 10 blogs que surgiram ou só descobri em 2010 e que passei a acompanhar. Se alguém tiver mais sugestões, por favor partilhe.
As micro-histórias de João Moreira de Sá, aka Arcebispo de Cantuária, a autoridade máxima em trocadilhos fáceis da blogosfera portuguesa. Não "acerta" sempre, mas tem algumas muito boas.
As ilustrações, desenhos e outras coisas de Ana Oliveira (a quem continuo a chamar de Ilustrana). Gosto dos pequenos apontamentos que a Ana faz da actualidade e do seu quotidiano (por exemplo, sobre o senhor do adeus ou a reportagem ilustrada do concerto de Andrew Bird).
Não aconteceu realmente até inspirar uma manchete no Imprensa Falsa, que debitou algumas das melhores manchetes do ano:
- Dia de Reflexão: Ainda muitos portugueses indecisos sobre qual o centro comercial onde vão passar o dia de amanhã
- Próximo passo são cartas com aviso de recepção: Portugal já não atende o telefone à França e à Alemanha
- Astronautas falam em fenómeno maravilhoso: Decote de actriz portuguesa foi observado do espaço
Além do trocadilho inteligente que lhe dá o nome, é um bom exemplo de como um blog pode dar continuidade a uma causa pública, neste caso, a defesa da Linha do Tua. Uma causa que, aliás, não podia ter melhores argumentos, basta passar os olhos pelas fotografias das paisagens que as pessoas vão enviando. Para quem gosta de caminhar, o blog oferece ainda algumas dicas para ficar a conhecer a linha a pé.
Um blog fotográfico feito de passeios, coisas feitas à mão e interiores confortáveis.
No início do ano, convidei-os a mudarem de mesa (para o Sapo), e tenho seguido as experiências gastronómicas dos três autores desde então. Os festivais de gourmet, onde desfilam pratos que mais parecem obras de arte, as sugestões de restaurantes e os principais acontecimentos no mundo da gastronomia nacional, tudo contado com descontração, sentido de humor e apreço por boa comida.
Um blog sobre as horas que passamos a ler, não podia pedir por mais.
Se aparecer numa parede em Lisboa, aparece aqui. É o blog que eu queria ter feito primeiro.
Passa despercebido, mas vale a pena acompanhar.
Coffee Finger (atualização: link obsoleto)
O blog dos desenhos de Nuno Pereira, que ganha logo a nossa atenção pelo cabeçalho.