![]()
Então, aconteceu isto.
![]()
Uma intervenção artística de proporções épicas (um mural, pronto), que tomou conta da fachada de três prédios devolutos na zona de Picoas, em Lisboa.
Imagem: combinação de duas fotografias (
ampliar).
![]()
Segundo o Ípsilon, os artistas são os irmãos brasileiros Os Gémeos, o italiano Blu e o espanhol Sam3. E a melhor parte é que foi tudo feito em plena luz do dia, com a autorização e o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, que retirou a propaganda e os tapumes que escondiam as fachadas dos três prédios que levaram o tratamento de arte na Avenida Fontes Pereira de Melo.
![]()
Antes, com a propaganda de fachada, literalmente, da autarquia relativamente ao número de prédios recuperados em Lisboa. Estranhamente, estes três prédios ficaram esquecidos nos últimos 5 anos desde a colocação dos cartazes (deve haver alguma história complicada por trás, mas mesmo assim).
Foto: Google Maps
![]()
E depois. De uma forma perversa, é quase preferível entregar estas fachadas ao graffiti, numa das avenidas mais movimentadas da cidade, do que ver surgir ali mais espaço útil para casas e escritórios.
![]()
Esta fachada ainda não estava terminada na altura desta fotografia.
![]()
![]()
As primeiras fotografias começaram
a surgir no Flickr ainda a tinta não tinha secado, aliás, nem a obra estava ainda terminada. Foi assim que fiquei a saber do que estava a acontecer mesmo ao virar da esquina.
Este blog tem algumas fotografias fixes do progresso do mural.
![]()
Uma mostra do trabalho d'Os Gémeos pode ainda ser vista no CCB até 18 de Setembro. De acordo com o Ípsilon, ainda terão passado por Campo de Ourique para pintar um muro, mas não sei mais nada sobre isso.
Ainda segundo o Ípsilon, a Câmara de Lisboa conta repetir a experiência e abrir a cidade a mais intervenções deste género.