Man on Wire
Só há alguns dias é que cheguei finalmente a ver o documentário Man on Wire, que conta a história de como Phillipe Petit, com a ajuda de alguns amigos e de uma grande dose de ousadia, foi capaz de subir, à socapa, ao topo do World Trade Center, em 1974, e caminhar numa corda bamba entre as duas torres gémeas, 400 metros acima do solo.
Foi uma das coisas mais excepcionais que vi recentemente e recomendo vivamente o documentário a quem esteja curioso em saber como Petit planeou e executou tamanha proeza. Diga-se que foi tanto um golpe de génio quanto de sorte.
Um dos muitos aspectos fascinantes da façanha é a maneira como a própria ideia de andar entre as torres gémeas surgiu a Petit. Segundo ele, aconteceu enquanto folheava uma revista na sala de espera do dentista. Uma imagem das duas torres, na altura ainda não construídas, foi o suficiente para o enfeitiçar, fazer arrancar a página da revista e sair porta fora, tomado pelo entusiasmo. A dor de dentes que o levou lá continuou durante dias, mas levava no bolso algo capaz de mudar a sua vida para sempre. O que é uma dor de dentes comparada com o sonho de uma vida no bolso, pergunta ele para a câmara.
Deixo um remix do trailer oficial do documentário que encontrei no Vimeo, que me pareceu bem feito e mais sintonizado com o tom do filme do que o oficial.