Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

horizonte artificial

ideias e achados.

CT1DUU

As pessoas não são números, mas desde novo que sei que podem ser combinações alfanuméricas. O meu pai era, e será sempre, o Charlie Tango One Delta Uniforme Uniforme, o seu indicativo de chamada como radioamador. Ouvi-o tantas vezes soletrá-lo para o rádio que, no meu espírito, se tornou indissociável dele, da mesma forma que Pai e Batista (como era tratado por todos os que o conheciam).

O radioamadorismo era o seu hobby de eleição. É uma atividade que puxava pela sua curiosidade e espírito desenrascado, e que o punha em contacto com outros tantos que, como ele, encontraram na rádio um meio para criar e manter uma rede virtual de amigos e conhecidos, muito antes da explosão da internet. E era um hobby que nunca o deixava, quer estivéssemos em casa, onde encontrou um cantinho para montar o seu posto radioamador, ou a passar férias em família, sempre de olho no ponto mais elevado da região onde nos encontrássemos. O rádio era o seu Posto de Escuta, onde lhe chegavam ecos de todo o país (e mundo!).

É apenas uma das maneiras subtis pelas quais o meu pai acabou por me inspirar. Devo-lhe muita coisa, a começar na vontade de procurar um sentido para a vida que passe o mais ao largo possível do ego e da pretensão, mas também a minha curiosidade por Lisboa e pelo mundo.

A doença obrigou o meu pai a deixar o radioamadorismo muito antes da sua morte. Soletrar agora o seu indicativo faz-me sentir como se estivesse a pronunciar um feitiço, capaz de acender, por um escasso mas generoso instante, um projetor cá dentro, em que os slides são recordações suas. Traz-me imediatamente à memória o seu companheirismo, a sua humildade e sentido de humor. Nesse sentido, trata-se realmente de uma combinação mágica de letras e números. Uma magia muito pessoal, mas magia.

Os radioamadores usam o eufemismo "Silent key" (ou, mais engraçado, "desligou o rádio") para assinalarem a morte de um dos seus. O indicativo do meu pai ficou em silêncio no passado 21 de dezembro, mas vai continuar, teimosa e saudosamente, a ser chamado.