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01/04/13

lisboa: as novas carruagens do metro

CarruagemNova

flickr/FotoBen

 

Estive atento ao flickr, para ver quando apareceria a primeira fotografia das novas carruagens do metro de Lisboa que puseram toda a gente a falar na semana passada (OK, que me pôs a mim a falar disto a toda a gente..) e, ao fim de uma semana, lá apareceu, pela objetiva, claro, da pessoa que mais deve fotografar diariamente a cidade de Lisboa, o FotoBen.

 

Apanhei as novas carruagens logo no primeiro fim-de-semana da sua estreia e não foi preciso as portas abrirem-se para perceber imediatamente que algo naquele comboio era diferente - as janelas têm uma faixa negra onde habitualmente dá para ver os passageiros sentados. Ao entrar devo ter parecido um miúdo a descobrir uma nova prenda debaixo da árvore de Natal. Quando se anda todos os dias nestas coisas, sem nada para ver do lado de fora das janelas, qualquer novidade, por mais pequena que seja, é suficiente para nos arregalar os olhos.

 

E não fui o único. Passei o resto da viagem atento à cara das pessoas à medida que as portas se abriam nas várias estações e muita gente reagiu com o mesmo misto de surpresa, hesitação (a minha reação preferida, como se o comboio, por ser diferente, não fosse para o mesmo destino) e curiosidade.

 

Ao Público, o Metro de Lisboa explicou que a nova configuração interior das carruagens está limitada a um comboio de três carruagens, que já estava para ser renovado, e que serve essencialmente de experiência para "avaliação da solução em contexto operacional”. Depois da rotunda concêntrica do Marquês, o experimentalismo na cidade está aí para ficar (é algo positivo, note-se).

 

Segundo o Metro de Lisboa, a nova configuração longitudinal dos bancos aumenta em 2,5% a lotação máxima de cada carruagem, e é fácil de perceber por que razão a transportadora está interessada em aumentar a lotação depois de ver o que se passa no metro ao fim-de-semana, dias em que todos os comboios circulam com apenas 3 carruagens.

 

A redução no número de carruagens fora dos dias úteis foi uma das medidas de austeridade adoptadas com vista a reduzir o défice das transportadoras públicas e uma das consequências é que se tornou mais difícil andar de metro ao fim-de-semana do que em hora de ponta, com toda a gente apertada, um calor insuportável e muitas dificuldades nas entradas e saídas.

 

Os turistas, em particular, parecem surpreendidos por encontrarem os comboios tão sobrelotados, o que levanta a questão: vale a pena apostar no turismo da capital para depois proporcionar a quem a visita, durante o fim-de-semana, uma experiência de hora de ponta?

 

É bom ver que alguém no Metro de Lisba está atento ao problema e a tentar ser criativo para minimizar os inconvenientes, mas só um comboio com carruagens novas não vai fazer muita diferença, especialmente com a aproximação do verão e a chegada à cidade de mais visitantes.

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