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14/11/12

memória visual de londres (parte 1)

Recortes de uma visita a Londres.


Os retratos por Katy Grannan de gente anónima, na Saatchi Gallery. (imagem: Saatchi Gallery)


Na cave da galeria, uma sala inundada de óleo, parte de "20:50", uma instalação que o escultor Richard Wilson concebeu originalmente em 1987, na qual um espaço é ocupado por um tanque cheio de óleo até à cintura. É assim que imagino o escritório de um magnata saudita do petróleo.


Na National Portrait Gallery, o retrato do ator Damian Lewis, da série televisiva Homeland, por Spencer Murphy. Ainda não comecei a ver a segunda temporada, mas Homeland foi a única série este ano que vim do primeiro ao último episódio. (imagem: National Portrait Gallery)


Entre fotografias, pinturas e caricaturas, algo excecionalmente diferente: o auto-retrato de Marc Quinn, feito de silicone e do seu próprio sangue. (imagem: National Portrait Gallery)


O auto-retrato digital (e animado) de Julian Opie. (imagem: National Portrait Gallery)


O retrato de Michael Caine, por James Hague. É um dos poucos retratos desenhados em mostra. A ala do National Gallery dedicada aos retratos contemporâneos fez-me pensar na forma como os britânicos estimam aqueles que se destacam entre si, nos mais variados campos. Seria interessante ter algo deste género em Portugal, uma galeria onde pudéssemos distinguir os nossos melhores. (um pouco à semelhança do que as caricaturas de António já fazem na estação do metro do Aeroporto)


Noutra ala da Gallery, esta enorme pintura de 1840 de um encontro da "The Anti-Slavery Society Convention", por Benjamin Robert Haydon. No centro e à direita da imagem, Henry Beckford e Edward Barrett, os dois únicos escravos "emancipados" presentes.


Já no Victoria & Albert Museum, "You can't lay down your memories", de Tejo Remy, que serviu de inspiração para amarrar todas estas imagens num post. Só não garanto que o conjunto se aguente.

(continua)

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